Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
A CPA – Comissão Própria de Avaliação – é um órgão instituído pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – formado por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil, responsável por implantar, organizar e articular o processo de Autoavaliação Institucional, nos termos da Lei Federal 10.861/2004.
Os instrumentos de autoavaliação desenvolvidos pela CPA, periodicamente, aplicados aos alunos, docentes, funcionários e gestores, constituem importantes ferramentas e subsídios para o planejamento acadêmico, com o objetivo de melhorar, sempre, a qualidade da formação do ensino superior, da produção do conhecimento e da extensão.
A análise dos dados colhidos nesses instrumentos oferece um diagnóstico da rotina universitária, dos pontos fortes e das eventuais fragilidades da instituição de tal forma que permita verificar o cumprimento da missão e das políticas institucionais, bem como os setores e áreas a merecer adequado investimento institucional, tomada de decisões, sinalizando os aspectos que requerem aprimoramentos contínuos da qualidade acadêmica.
Os resultados dos instrumentos avaliativos são divulgados na comunidade acadêmica e apresentados, obrigatoriamente, ao Ministério da Educação, por meio de relatórios anuais, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente.
A autoavaliação é uma atividade que abrange todas as Instituições de Ensino Superior do país, e mostra-se como um imperativo ético e participativo, pois engloba variadas dimensões definidas pelo SINAES:
Missão e planos de desenvolvimento institucional;
Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação;
Responsabilidade social da instituição;
Comunicação com a sociedade;
Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras;
Organização e gestão;
Infraestrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc);
Planejamento e avaliação (autoavaliação);
Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos;
Sustentabilidade financeira.
Enfim, a CPA contribui para o desenvolvimento de processo de auto conhecimento, de autocritica, numa perspectiva construtiva, ética e dialógica.
INTEGRANTES DA CPA
O papel da CPA – Comissão Própria de Avaliação é incentivar, assessorar e registrar a ação dos Grupos de Qualidade. Devido ao processo contínuo e participativo de trabalho, busca-se garantir que os resultados das avaliações sejam interpretados e utilizados da melhor maneira possível pelos próprios avaliados. A CPA é composta por membros representantes das comunidades atuantes no UNISAL, tanto internamente quanto externamente. São eles:
Coordenador da Comissão Própria de Avaliação
Prof. Esp. Claudio Junior Franco dos Santos
Representante Administrativo
Marilsa Pereira de Jesus Mattia
Representantes da Sociedade Civil (Comunidade)
Giovanna de Moraes Cizmoski
Solange Cribari Soares
Representante das Coordenações
Prof. Esp. Edgard Costa dos Santos Ribeiro
Representantes do Corpo Discente
Luiz Henrique Faquineti Venturoso
Dion de Maio Moura
Representantes do Corpo Docente
Prof. Mestre Natalia Bonora Vidrih Ferreira
Prof. Esp. Rogério Augusto Guimarães