Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
A CPA – Comissão Própria de Avaliação – é um órgão instituído pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – formado por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil, responsável por implantar, organizar e articular o processo de Autoavaliação Institucional, nos termos da Lei Federal 10.861/2004.
Os instrumentos de autoavaliação desenvolvidos pela CPA, periodicamente, aplicados aos alunos, docentes, funcionários e gestores, constituem importantes ferramentas e subsídios para o planejamento acadêmico, com o objetivo de melhorar, sempre, a qualidade da formação do ensino superior, da produção do conhecimento e da extensão.
A análise dos dados colhidos nesses instrumentos oferece um diagnóstico da rotina universitária, dos pontos fortes e das eventuais fragilidades da instituição de tal forma que permita verificar o cumprimento da missão e das políticas institucionais, bem como os setores e áreas a merecer adequado investimento institucional, tomada de decisões, sinalizando os aspectos que requerem aprimoramentos contínuos da qualidade acadêmica.
Os resultados dos instrumentos avaliativos são divulgados na comunidade acadêmica e apresentados, obrigatoriamente, ao Ministério da Educação, por meio de relatórios anuais, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente.
A autoavaliação é uma atividade que abrange todas as Instituições de Ensino Superior do país, e mostra-se como um imperativo ético e participativo, pois engloba variadas dimensões definidas pelo SINAES:
Missão e planos de desenvolvimento institucional;
Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação;
Responsabilidade social da instituição;
Comunicação com a sociedade;
Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras;
Organização e gestão;
Infraestrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc);
Planejamento e avaliação (autoavaliação);
Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos;
Sustentabilidade financeira.
Enfim, a CPA contribui para o desenvolvimento de processo de auto conhecimento, de autocritica, numa perspectiva construtiva, ética e dialógica.
INTEGRANTES DA CPA
O papel da CPA – Comissão Própria de Avaliação é incentivar, assessorar e registrar a ação dos Grupos de Qualidade. Devido ao processo contínuo e participativo de trabalho, busca-se garantir que os resultados das avaliações sejam interpretados e utilizados da melhor maneira possível pelos próprios avaliados. A CPA é composta por membros representantes das comunidades atuantes na FAROL, tanto internamente quanto externamente. São eles:
*Coordenador da Comissão Própria de Avaliação Prof. Esp. Roger Giovane Rodrigues
*Representante das coordenações: Prof. Esp. Éder Junior Matt
*Representantes docentes: Prof. Esp. Vanderlei Casprechen; Prof. Esp. Rogério Augusto Guimarães.
*Representante técnico-administrativo: Marilsa Pereira de Jesus Mattia;
*Representante da Secretaria: Raiany Naiara da Conceição Ferreira.
*Representantes dos Acadêmicos: Lucas Aparecido Duarte Oliveira; Matheus Ribeiro Sobreira Lima.
*Representantes da comunidade civil: Werikys Raasch Chaves; Solange Cribari Soares.
Lista atualizada de acordo com a Port. 008/DA/2023