Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

FAROL - Faculdade de Rolim de Moura


O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Rolim de Moura - FAROL procura atender padrões de ensino capazes de garantir o sucesso de seus egressos em sua futura atuação profissional.

 

Como características temos as seguintes:

 

O CONTADOR E A SOCIEDADE

O papel que o futuro Contador irá desempenhar assume uma importância fundamental na sociedade contemporânea, caracterizada por aceleradas e permanentes mudanças, tanto em relação à legislação quanto no que tange à tecnologia da informação, na medida em que toma decisões, gerencia situações, oportuniza informações para soluções que promovem melhorias no desempenho e nas potencialidades organizacionais.

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Rolim de Moura - FAROL tem como visão formar o contador-gestor para o planejamento e controle do patrimônio das empresas, adquirindo amplo conhecimento de análise econômica e financeira, e sendo capaz de proporcionar informações úteis ao processo de tomada de decisão, promovendo a interação harmônica entre as mudanças de legislação e mercadológicas ao desenvolvimento das organizações.

Sempre na concepção de fornecer aos alunos uma cultura geral e humanística, preparando-os para interpretar fenômenos econômicos e financeiros através de instrumentos, modelos e técnicas de natureza contábil, objetivando conhecimento dos fatos e condições institucionais. Além disso, o Curso pretende desenvolver habilidades para lidar com os dados empresariais e contábeis de forma ética e responsável, atuando como agente de mudança no gerenciamento e nas soluções para os problemas contábeis das organizações.

Para tanto o papel da instituição é criar as qualidades necessárias para a oferta de uma formação abrangente, consistente, onde o equilíbrio entre a condensação teórica e conciliada aos fenômenos práticos de mercado oportunize um ensino de qualidade, condizente com os padrões definidos pelo Ministério da Educação.

 

Como se tornar um acadêmico de Ciências Contábeis na Farol

Através de Concurso Vestibular aberto a candidatos que tenham escolarização completa do Ensino Médio ou equivalente, sendo certo que o Concurso Vestibular será realizado antes do início de cada período letivo.

Outra forma de entrada é através da participação no Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM, e assim pleitear a vaga através do Programa Universidade para Todos – PROUNI (que oferece bolsas integrais ou parciais para universidades ou faculdades particulares cadastradas no programa em todo o país) ou do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES (que tem como objetivo subsidiar as mensalidades em cursos de graduação para estudantes que estejam regularmente matriculados em instituições privadas de educação superior, permitindo aos estudantes pagar as mensalidades financiadas após o final do curso)

Não havendo candidatos classificados em número igual às vagas disponíveis, a Faculdade poderá realizar segunda chamada para o Concurso Vestibular.

 

DAS ATIVIDADES DO CURSO

O aluno deverá integralizar no mínimo 3.620 horas/aulas num período de 08(oito) semestres, sendo que desta carga horária será 200h/a de Atividades Complementares, dentre estas últimas incluem-se as relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, participação em programas, estudos diversos e outras atividades. Outras 180h/a destinadas ao TCC, e por fim 200h/a de atividades interdisciplinares.

 

DAS COMPÊTENCIAS E HABILIDADES

O futuro Contador, ao final do curso estará preparado, dentre outras coisas, para:

 

  1. Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
  2. Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
  3. Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
  4. Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
  5. Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
  6. Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, gerenciais, de auditoria e perícia contábil, que viabilizem a possibilidade para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;
  7. Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

 

DO QUADRO DE PROFESSORES

Uma das maiores preocupações da Faculdade de Rolim de Moura – FAROL, é a utilização de mão de obra especializada, tendo para tanto tem em seu quadro uma equipe de profissionais do mais alto gabarito. O Curso conta com uma equipe hoje composta por quinze (15) profissionais, sendo dois (2) Doutores, cinco (5) Mestres e oito (8) Especialistas, a seguir nominados:

 

 

 

REPRESENTANTE LEGAL

Marilisa Peres

 

 

DIREÇÃO ACADÊMICA

Nome

Titulação

Currículo Lattes

José Ricardo Teles Feitosa

Doutor

lattes

 

 

COORDENAÇÃO DO CURSO

Nome

Titulação

Currículo Lattes

Éder Junior Matt

Especialista

lattes

 

 

PROFESSORES

Nome

Titulação

Currículo Lattes

 Éder Junior Matt

Especialista

lattes

José Ricardo Teles Feitosa

Doutor

lattes

Tânia Maria Paes

Mestre

lattes

Nelson Ferreira da Costa Filho

Mestre

lattes

Edgard Costa dos Santos Ribeiro

Especialista

lattes

Meire de Fátima Bressiani Fernandes

Especialista

lattes

Wander Barcelar Guimarães

Especialista

lattes

Diana Cláudia Freire

Especialista

lattes

Andre Tomaz Terra Junior

Doutor

lattes

Franciana Bonadeu da Silva

Mestre

lattes

Patrícia Paula de Almeida

Especialista

lattes

Renan Fava Marson

Mestre

lattes

Roger Giovane Rodrigues

Especialista

lattes

Priscila Maciel Carreta

Mestre

lattes

Veraci Paula Santos

Especialista

lattes

Wander Barcelar Guimarães

Mestre

lattes

Rogério Augusto Guimarães

Especialista

lattes

 

 

TUTORES

Nome

Titulação

Currículo Lattes













 

 

Matriz Curricular

2021

Portaria De Autorização

Download

Portaria De Reconhecimento

Download