Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

FAROL - Faculdade de Rolim de Moura

O Curso de Nutrição da FAROL



O curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade FAROL teve sua autorização pela Portaria nº 565, de 27 de Setembrode 2016, sob registro no e-MECnº201600859, teve seu início no ano de 2017, e ocorre em modalidade totalmente presencial, com aulas realizadas no período noturno, com carga horária de 3.600 horas, com duração prevista de oito semestres.

Possui corpo docente titulado e qualificado composto por doutores, mestres e especialistas. Sua estrutura dispõe de laboratórios atualizados, que proporcionam aos alunos o desenvolvimento de suas atividades práticas com qualidade.

O projeto político-pedagógico do curso tem o compromisso de formar um profissional generalista por meio de práticas pedagógicas que integram ensino, pesquisa e extensão.

Objetivo do curso

O objetivo do curso de Nutrição da FAROL é formar profissionais preparados para o mercado de trabalho em todas as áreas de atuação desde Alimentação Coletiva (Unidades de Alimentação e Nutrição, Alimentação escolar, Alimentação do trabalhador), Nutrição Clínica (Hospitais e clínicas em geral, Ambulatórios/Consultórios, Banco de leite humano, Atendimento domiciliar), Saúde Coletiva (Políticas e programas institucionais, Atenção básica em saúde e Vigilância em saúde), Docência (Ensino, Pesquisa e Extensão), Indústria de Alimentos (Desenvolvimento de produtos), Nutrição em esportes, Marketing na área de alimentação e nutrição.

Perfil profissional do egresso

O curso de graduação em Nutrição da FAROL assegurará ao seu graduando capacitação para atuar na proteção e segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural do indivíduo.

Esse profissional não será apenas um simples programador de dietas, mas sim atuante no planejamento, gerenciamento e distribuição de alimentos; na programação da alimentação escolar; empresarial; na orientação aos consumidores sobre diversos produtos; na correção e adequação de hábitos alimentares; no atendimento dietoterápico hospitalar e ambulatorial, apto também para a observância das necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).

Diferencial do curso

Durante a realização do curso, além das disciplinas teóricas os alunos irão realizar atividades práticas em laboratórios, atividades interdisciplinares, atividades de monitoria, atividades de pesquisa e extensão, atividades de grupos de estudos, além dos estágios supervisionados.

Estágios

O Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Nutrição terá 620 horas, de duração acontecendo no 6º, 7º e 8º período do curso.

Áreas de estágio

- Nutrição Social e Saúde Coletiva;

- Unidades de Alimentação e Nutrição;

- Nutrição Clinica hospitalar e ambulatorial.

O objetivo do Estágio é proporcionar ao (a) acadêmico (a) as composições entre teoria e prática, sendo o momento do enfrentamento das diversas situações existentes no cotidiano das Instituições. É neste espaço físico e de tempo, que o acadêmico se percebe diante de problemáticas que aprimorarão seu conhecimento nas situações de cunho profissional.

Atividades complementares

As atividades complementares tem o intuito de promover uma flexibilização da formação do aluno e, assim, permitir ao discente a oportunidade de escolher, dentro de um leque variado de atividades, algumas que estejam em consonância com seu interesse.

No desenvolvimento das atividades complementares, para que o aluno tenha oportunidades de participar de atividades direcionadas ao curso, os professores da instituição contam com parcerias com empresas e prefeituras para realização de atividades de cunho da atuação dos nutricionistas nas diversas áreas, onde os alunos poderão vivenciar em ambientes diversos a realidade da atuação do profissional.

Ainda nesse intuito o departamento de nutrição, junto ao departamento de extensão e pesquisa, desenvolve atividades como palestras, seminários, jornadas e projetos de pesquisas que permitem aos alunos ter um leque ainda maior de atividades as quais possam participar.

Disciplinas com temas atuais

Outro diferencial se dá para as disciplinas realizadas que dão destaque aos temas atuais em nutrição como nutrição funcional, estética, esportiva, fitoterapia e desenvolvimento de produtos, sendo essas áreas da nutrição com grande ascensão, permitindo assim, lançar ao mercado, profissionais atualizados com as áreas de maior destaque da profissão.

Clínica escola

A clínica escola de nutrição também é um grande diferencial, pois a mesma estará em funcionamento para atividades realizadas pelos alunos desde o terceiro período, sendo que os atendimentos na clínica irão permitir aos alunos o contato com pacientes e assim gerar benefícios à comunidade de Rolim de Moura que receberá atendimentos sempre supervisionados pelos professores.


Professores do Curso de Nutrição
Elisângela Aparecida da Silva Doutora
Cássia da Silva Faria Mestre
Tânia Maria Paes Mestre
Alexandre Marques Siqueira Especialista
Ana Paula Zandonadi Especialista
Priscila Maciel Carreta Especialista
Elizângela A. Sesquim Especialista
Déborah Leiliane Gonçalves Especialista
Meire Bressani Especialista

Matriz Curricular