O Curso de Pedagogia da FAROL

Pedagogo é um educador profissional capaz de atuar em espaços escolares e em não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.É importante esclarecermos que o Pedagogo é um estudioso do desenvolvimento humano e sua função é planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação como a docência do ensino infantil e fundamental, coordenação pedagógica, orientação educacional e gestão e, ainda, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas em ambientes como empresariais, ongs, sindicatos, movimentos sociais, hospitais e outros. Os Pedagogos exercem papel fundamental na reconstrução do país num momento de mudanças e modificações no atual cenário.

PERFIL DO EGRESSO

A FAROL, ciente de suas responsabilidades no desenvolvimento da transformação da realidade regional, estadual e nacional, tem como objetivo participar do processo histórico de inserção de seus egressos no mundo do trabalho apontando para a superação de dificuldades no contexto social.

Com vistas às finalidades de formação acadêmica, a FAROL busca oferecer aos egressos condições de exercerem suas profissões de forma autônoma, criativa se reconhecendo como regente dos problemas que perpassam pela sua área de atuação e as implicações destes no seu contexto, de modo a contribuir para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a realidade educativa, tendo como ponto de partida experiências coletivas porém, considerando a individualidade. Sendo estas, vistas numa perspectiva democrática como possibilidades de articulação na solução das demandas apresentadas, sejam nas instituições educativas, como também em outros espaços coletivos não formais a partir de sólida competência técnica, científica e humanística.

Para tanto o perfil do egresso deve apresentar as seguintes características:

•  I. Adquirir sólida formação técnico-profissional, pautada por princípios ético-políticos e técnico-científicos voltados para a complexidade das relações e das demandas humanas e sociais;
  •  II. Ter capacidade de utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos existentes e disponíveis e de produzir novos conhecimentos, deles derivados em condutas pessoais e profissionais responsáveis, justas e éticas;
  •  III. Ter disponibilidade e competência para o exercício da interdisciplinaridade e para a atuação em equipes multiprofissionais, resguardada a autonomia profissional;
  •  IV. Ser capaz de compreender a profissão como uma ferramenta de inserção e intervenção na sociedade globalizada, tendo por base a comunidade regional;
  •  V. Ser capaz de entender que a formação profissional é um processo contínuo de construção de competências que demanda aperfeiçoamento e atualização permanentes;
  •  VI. Ser capaz de auto-avaliar-se tendo em vista o aprimoramento de seu autoconhecimento e das suas relações interpessoais;
  •  VII. Ser capaz de utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos para atuar de forma crítica e criativa, com vistas à identificação e resolução de problemas.

Professores do Curso de Pedagogia
Vânia Moreira Paulo e Silva Currículo Lattes